Placas Cimentícias
janeiro 5, 2021Pontos importantes sobre o Drywall – Parte 3
março 2, 2021
PARTE 2
Como limpar superfícies de drywall
A limpeza de superfícies de paredes, forros e revestimentos drywall deve atender as recomendações do fabricante do material de acabamento aplicado sobre o sistema drywall, exemplo: tintas, fórmicas, azulejos, cerâmicas, etc).
Recomendações para tratamento de fungos
Em ambientes com umidade elevada e pouca circulação de ar, ao longo do tempo, podem surgir o aparecimento de fungos, independente do tipo de substrato (laje, madeira, plástico, forros em geral e drywall). É importante salientar que a formação do fungo ocorre inicialmente na superfície da pintura, e quando não tratado avança para o substrato. Para eliminar o fungo, recomenda-se o tratamento da superfície afetada com solução de água sanitária diluída em água na proporção 1:2, aplicada com esponja ou pano deixando agir por aproximadamente 1 hora, em seguida, remova a solução com um pano úmido.
Pintura em drywall
Nos sistemas drywall (paredes, forros e revestimentos), podem ser aplicados qualquer tipo de pintura ou textura. Como preparação da superfície a ser pintada ou texturizada, deve se levar em consideração o nivelamento e lixamento das áreas de tratamento de juntas e recobrimento da cabeça dos parafusos.
Após a recomendação acima, o sistema está pronto para receber o acabamento desejado.
Desempenho de parede drywall x parede de alvenaria
A diferença fundamental entre paredes drywall e suas equivalentes de alvenaria está no desempenho, embora também sejam relevantes as vantagens que a tecnologia drywall oferece em comparação com os métodos construtivos tradicionais, com destaque para flexibilidade de projeto, rapidez de execução, qualidade de acabamento, mínima geração de resíduos (os quais são 100% recicláveis), leveza (que proporciona economia em estruturas e fundações) e precisão geométrica e dimensional.
Além de apresentarem estanqueidade à água equivalente à dos sistemas convencionais, as paredes drywall se destacam no cumprimento de três requisitos da Norma de Desempenho ABNT NBR 15575:2013 resistência mecânica, isolamento acústico e resistência ao fogo.
Saiba como identificar materiais do sistema drywall dentro das normas
O Código de Defesa do Consumidor torna obrigatório o atendimento aos Regulamentos e Normas Técnicas no Brasil. Por consequência, a fabricação, a especificação, a comercialização e a aplicação de materiais em desacordo com a norma são considerados crimes perante o Código de Defesa do Consumidor. A identificação dos materiais deve ser feito por meio dos dados de produção obrigatoriamente gravados em todos, incluindo marca, modelo, lote de fabricação e respectiva data.
Para assegurar que somente sejam utilizados materiais em conformidade com as normas, foi criado em 2007 o Programa Setorial da Qualidade do Drywall (PSQ-Drywall), vinculado ao Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Hábitat (PBQP-H). Esse PSQ é de responsabilidade da Associação Brasileira do Drywall e tem a coordenação técnica da Tesis Engenharia, que realiza periodicamente ensaios com os componentes do sistema produzidos e comercializados no Brasil, verificando sua conformidade às normas.
Como saber quais os produtos aprovados:
Os resultados dos ensaios são públicos e podem ser consultados nos sites www.qualidadedrywall.org.br, mantido pela Associação Brasileira do Drywall, e http://www4.cidades.gov.br/pbqp-h/projetos_simac.php, mantido pelo Ministério das Cidades.
Entre em contato com a Gesso Campos e saiba mais sobre o drywall, você pode também nos seguir nas redes sociais Instagram e Facebook e acompanhar as novidades do mercado.