Forros têm como principal função a questão estética, com a finalidade de dar acabamento à estrutura de telhados ou lajes. Além de ocultar imperfeições, fios, tubulações ou dutos, o forro drywall pode auxiliar no desempenho acústico e de proteção contra incêndios da edificação.
Extremamente versátil, é aplicável em qualquer tipo de construção. No Brasil, a resistência das chapas para forro é especificamente informada por cada marca, de acordo com os testes de desempenho exigidos pelas normas.
Mas, apesar da alta qualidade, é importante atentar-se à proposta dos produtos. Materiais que não possuem reforço para recebimento de sobrecarga não devem, em nenhum caso, recebê-la.Durante o projeto, caso haja a necessidade, cada reforço é indicado de acordo com a necessidade específica. Ao contrário da laje seca, que recebe cargas previstas durante os cálculos do projetista, o forro não tem como função suportar peso.
Qual a diferença entre laje seca e forro drywall?
Gesso Campos – a laje é um elemento estrutural de compartimentação horizontal, tem como função separar ambientes ou criar pavimentos e pode receber cargas – além do seu próprio peso, também o peso de pessoas, móveis, equipamentos e revestimentos. Sua função é estrutural e deve haver um cálculo específico para determinar exatamente o quanto de carga irá suportar. Na construção a seco, é possível construir o que chamamos de laje seca, em substituição às lajes de concreto armado, feita com painéis de fibrocimento.
Já o forro é apenas um elemento estético de acabamento, que serve para ocultar a estrutura de vigamento de piso e passagens de instalações prediais (elétrica, hidráulica, telefonia, climatização).
Primeiro é executada a laje, e por baixo é montado o forro drywall. Como a função do forro é de acabamento, não deve receber nenhum tipo de carga. Além disso, a norma brasileira não recomenda quaisquer instalações no forro, nem mesmo a de luminárias, que devem ser ancoradas na estrutura da laje.
Considerando as diferenças, quais cuidados são necessários durante a manutenção do forro drywall?
Gesso Campos – a manutenção do forro deve ser feita por um profissional capacitado e realizada sempre por baixo, nunca sobre ele. Dessa forma, o responsável irá cortar a chapa na área desejada e fazer os possíveis reparos. Em hipótese alguma pode-se pisar ou colocar cargas sobre o forro drywall.
Quais são os principais tipos de forro drywall?
Gesso Campos – existem sistemas de forros com propriedades específicas, como absorção ou isolamento acústico e resistência ao fogo, além dos convencionais.
Para ter uma construção de qualidade, busque profissionais capacitados com os da Gesso
Campos e produtos que obedeçam aos requisitos das normas brasileiras de montagem ABNT NBR 15.758, e que sejam continuamente testados e aprovados pelo PSQ (Programa Setorial de Qualidade) do Governo Federal.
A Gesso Campos está inspirando formas de viver!
Entre em contato com a Gesso Campos e saiba mais sobre esse serviço, você pode também nos seguir nas redes sociais Instagram e Facebook e acompanhar as novidades do mercado.